capa noticia 20.2

CEHTES lança boletim sobre Elementos Terras Raras (ETR)

O CEHTES lançou boletim sobre Elementos Terras Raras, ressaltando o potencial de Goiás e sua importância estratégica na transição energética e indústria de alta tecnologia.

Com expressiva diversidade mineral, Goiás ocupa posição de destaque nacional pela presença de minerais críticos e estratégicos, como as terras raras e o nióbio, além de níquel, do qual é o maior produtor nacional, e cobre, segundo maior produtor do país.

Esses minerais críticos e estratégicos desempenham papel fundamental nas economias modernas, pois sustentam indústrias-chave, impulsionam a inovação, asseguram a eficiência energética, fortalecem a segurança alimentar e contribuem para a defesa nacional. Dada a importância global dos minerais críticos, essenciais, não somente para a transição energética, mas também para a indústria de alta tecnologia, Goiás almeja transformar sua base mineral em um vetor de desenvolvimento industrial alinhado às demandas globais da economia verde.

Goiás possui depósitos promissores de elementos de terras raras (ETR) em localidades como Minaçu, Nova Roma e Iporá.

Os ETR constituem um grupo de 17 elementos químicos da Tabela Periódica que compartilham propriedades físicas e químicas semelhantes usados em tecnologias de ponta, como os veículos elétricos, turbinas eólicas, baterias e painéis FV, que são essenciais para a transição energética global.

Entre as iniciativas em curso, se destacam o “Projeto Pela Ema” da Mineração Serra Verde, em Minaçu (GO), única operação comercial em atividade dedicada à produção de carbonato misto de terras raras (MREC) no Brasil, com capacidade de 5 kt/ano de óxidos de terras raras na Fase I do empreendimento, e o “Projeto Carina”, da Aclara Resources, com implantação em curso nas cidades de Nova Roma (lavra) e Aparecida de Goiânia (beneficiamento parcial), com investimento previsto de R$ 2,8 bilhões.

Considerando essas oportunidades e iniciativas, o Governo de Goiás está implementando políticas voltadas não apenas para a atração de investidores, mas também para o fortalecimento do beneficiamento local desses minerais, visando transformá-lo em um novo vetor de desenvolvimento econômico para o Estado, especialmente em um momento em que o mundo passa a enxergar o Brasil como uma alternativa competitiva frente aos mercados tradicionais de mineração e beneficiamento de ETR.

Atento às demandas estratégicas do Estado, o CEHTES publica um boletim sobre os Elementos Terras Raras (ETR), reunindo informações atualizadas e relevantes sobre esse grupo de elementos fundamentais para a economia nacional e internacional.

 

Acesse a cópia aqui (português)
Acceda a la copia aquí (español)
Access the copy here (english)