Missão do CEHTES a Brasília, MME e Embaixada do Reino dos Países Baixos
CEHTES apresenta suas atividades em Brasília, destacando colaborações internacionais e tecnologias sustentáveis de baixo carbono.
O grupo de pesquisadores do Centro de Excelência em Hidrogênio e Tecnologias Energéticas Sustentáveis (CEHTES), composto pelos Professores Enes Marra (EMC/UFG) e Rafael Chagas (IQ/UFG), Dr. Álvaro da Mata (Pós-Doutorando bolsista CEHTES no IQ/UFG) e Professor André Faaij, Diretor de Ciência e Tecnologia do TNO (The Netherlands Organisation for Applied Scientific Research), Professor Honorário da Universidade Utrecht e da Universidade de Groningen, estiveram em missão em Brasília no dia 5 de julho de 2024.
A missão teve início com a reunião no Ministério de Minas e Energia (MME), na qual o Professor Faaij apresentou a atuação do TNO e das Universidades de Utrecht e Groningen na área de tecnologias energéticas sustentáveis e processos de baixo carbono, e enfatizou as possibilidades de colaboração com o CEHTES, com a UFG e com Instituições de Pesquisa, Tecnologia e Inovação no Brasil. O Professor Enes Marra apresentou as linhas de atuação do CEHTES, com destaque para o apoio recebido do Estado de Goiás por meio da FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás) na sua criação e manutenção.
Por parte do MME, estiveram presentes à reunião o Sr. Marlon Arraes, Diretor de Biocombustíveis; a Sra. Patrícia Naccache, Coordenadora Geral de Energias de Baixo Carbono e Inovação Tecnológica; a Sra. Lais Forti Thomaz, Assessora da Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; a Sra. Rafaela Coelho, Coordenadora Geral do Programa Renovabio e de Políticas de Descarbonização; o Sr. Aldo Cores Junior, Coordenador Geral de Fontes, Sustentabilidade e Inovação; pelo MCTI, o Sr. Osório Coelho, Diretor do Programa de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); como representantes da Embaixada do Reino dos Países Baixos (Holanda) estavam presentes a Sra. Nathalie Aurélio e o Sr. Jörgen Leeuwestein.
No mesmo dia, o grupo do CEHTES participou de reunião na Embaixada do Reino dos Países Baixos (Holanda), que contou com a presença do Embaixador Senhor André Driessen, da Sra. Nathalie Gonçalves Aurélio e do Sr. Ernst-Jan Bakker, Consultor de Inovação, Tecnologia e Ciência da Embaixada. Nessa reunião, o Professor André Faaij apresentou as colaborações existentes entre o TNO e instituições de ensino e pesquisa no Brasil, com ênfase para tecnologias de energia e processos de baixo carbono e enfatizou a sintonia temática entre TNO e CEHTES, destacando a intenção de colaboração dessas instituições com apoio da Embaixada da Holanda e dos Governos Federal e Estadual do Estado de Goiás. O Professor Enes Marra apresentou as linhas de atuação do CEHTES, com destaque para tecnologias do hidrogênio, captura de carbono, combustíveis avançados, energias renováveis e recursos energéticos distribuídos, armazenamento de energia, mobilidade sustentável, redes inteligentes, eficiência energética, análises de regulação, mercado e estratégicas. Ambas as partes se mostraram bastante interessadas nos possíveis desdobramentos dessa colaboração e o Embaixador da Holanda mostrou interesse em conhecer as instalações CEHTES em Goiânia.
O intuito dessa missão a Brasília foi apresentar as atividades do CEHTES ao MME, ao MCTI e à Embaixada da Holanda e destacar as possibilidades de contribuição do CEHTES na área de Hidrogênio, Energias Sustentáveis e Tecnologia de Baixos Carbono e as potencialidades de contribuição do CEHTES para a Ciência, Tecnologia e inovação, assim como estreitar laços com instituições de referência no mundo, a exemplo do TNO e das Universidades de Utrecht e de Groningen.
O CEHTES vem realizando missões e visitas com o intuito de divulgar suas potencialidades, estreitar laços com possíveis parceiros e viabilizar futuras colaborações nas linhas de atuação Centro.